Google
Insane Riders Race Team Motogrupo: O pinhão a coroa e a velocidade

terça-feira, 3 de abril de 2007

O pinhão a coroa e a velocidade

Uma moto mais longa , ou seja, que consegue mais velocidade final, significa ter uma relação (kit coroa e pinhão) para que se obtenha maior velocidade em cada marcha.
Deixar a moto mais curta , ou seja, com mais torque, significa mais força em cada marcha e menor velocidade final.
Este resultado é obtido pela combinação das engrenagens da caixa de marchas e do número de dentes da coroa e do pinhão.
O jeito mais fácil de alterar a relação é trocando o pinhão e as vezes a coroa também. Um pinhão com menos dentes deixa a moto pronta para a utilização em terrenos acidentados ou com muitos aclives (ex.: Belo Horizonte). Se a moto roda pesada e em locais com muitas subidas, em trajetos curtos, deve-se reduzir a medida do pinhão (no máximo dois dentes, na maiorias dos casos um dente apenas resolve), tornando-a mais curta e com mais força. O contrário, aumentar o numero de dentes do pinhão, pode ser feito, se os trajetos forem mais longos e com muitas retas planas. Se gasta menos combustível e ganha em velocidade final, mas as arrancadas e ultrapassagens são prejudicadas. E alguns casos se faz necessário a troca também da coroa, contudo esta é uma troca mais complexa que deve ser experimentada, ficando mais caro.
Mudando a coroa
Na coroa com mais dentes se anda menos, porem tem mais força nas subidas. E o contrario, coroa com menos dentes, alonga a relação aumentando a velocidade e diminuindo a força nas subidas. Coroa grande com pinhão maior que o original normalmente deixa a moto parecida com a original, porem rendendo bem menos. É aconselhavel mudar somente o pinhão, por ser mais fácil e barato. Caso tenha que alterar a coroa, não mecha no pinhão.
Ex.: Titan 125 1999, coroa original de fabrica 43 e pinhão 14. Para andar mais troque o pinhão por um 15. Se quizer que a moto tenha mais força (transporte de gas, em Ouro Preto), troque o pinhão para 13. Este é um pinhão utilizado para corridas em kartodromo

Nenhum comentário: