Google
Insane Riders Race Team Motogrupo: Yamaha Tesseract

sábado, 24 de novembro de 2007

Yamaha Tesseract

•Nem motocicleta nem quadriciclo. Veículo experimental reúnecaracterísticas dos dois modelos, ressaltando as vantagens de cada um

•As quatro rodas permitem inclinações nas curvas

•A propulsão é híbrida com dois motores, V2 convencional e elétrico

•A Yamaha desenvolveu experimentalmente e apresentou no 40º Tóquio Motor Show, que terminou no domingo, o Tesseract. Trata-se de um veículo exótico, misto de moto e quadriciclo, que representa a materialização da mais pura "viagem" de seus projetistas, que puderam exercitar seus poderes de criação e inventividade. O novo veículo, entre outras inovações, está equipado com motorização híbrida de dois propulsores.

•O motor principal é de dois cilindros em V, a gasolina, equipado com refrigeração líquida, injeção eletrônica. O segundo motor é elétrico e menor e fica alojado atrás do motor convencional, como auxiliar. A motorização híbrida funciona sincronizada, permitindo que o Tesseract também seja menos poluente. Além disso, tem tecnologia de suspensões inovadoras, que permite inclinação nas curvas, mesmo com as quatro rodas apoiadas no chão.

Parado
•As suspensões possibilitam que o Tesseract funcione como se fosse uma motocicleta comum, com complicado sistema de hastes, braços e paralelogramos ligados a um quadro articulado. Este mesmo quadro, de forma prática, "trava" quando o Tesseract pára (em um sinal, por exemplo) ou estaciona, funcionando como um quadriciclo convencional. Assim, o piloto mantém os pés nos estribos, sem encostar no chão.

•Basta acelerar (quando o sinal abre, por exemplo), para que o sistema desarme, reabilitando a mobilidade anterior. Sistema semelhante já é empregado no triciclo (com duas rodas dianteiras) Piaggio MP3, já vendido na Europa. Entretanto, o Tesseract adotou o conjunto também para as duas rodas traseiras. Segundo a montadora, a agilidade é semelhante à da motocicleta, já que a distância entre as rodas é estreita e não ultrapassa a largura do guidão.

Freio
•Uma vantagem do sistema, segundo a montadora, é poder proporcionar maior aderência e segurança nas curvas, já que conta com apoio de quatro pneus, somados à inclinação de todo o conjunto para o lado de dentro da curva, como uma motocicleta convencional. Na hora de frear, a segurança também fica multiplica por dois, já que o Tesseract conta com freio a disco ventilado nas quatro rodas, que têm aros em liga leve e pneus esportivos sem câmara.

•Para completar a mordomia do piloto, que pode circular sem pôr os pés no chão, o câmbio é automático, o painel digital e comandos de freio de cada eixo estão nos manetes. Além disso, banco e guidão proporcionam posição de pilotagem mais relaxada. Com quatro rodas, mas comportamento de moto, o nome Tesseract foi inspirado na figura geométrica espacial de um cubo, com quatro dimensões, delimitado por oito cubos. Teorias matemáticas à parte, pode-se dizer que o Tesseract é uma moto ao quadrado...

Nenhum comentário: