Google
Insane Riders Race Team Motogrupo: Equipamentos, Tipos de Proteções

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Equipamentos, Tipos de Proteções


No passado, as proteções eram formadas por materiais rígidos, mas aos poucos têm sido substituídas por outros mais maleáveis, com maior propriedade de absorção, sem que exista a possibilidade de quebrar e proporcionar ferimentos.

Hoje em dia, as proteções devem ser homologadas.

Plástico termoformado: aplica-se como proteção de impacto, normalmente em grandes superfícies e combinados com capas interiores macias.

As mais sólidas são aplicadas sobre os materiais absorventes, como ocorre em protetores de coluna, e em lugares rígidos, como nos exteriores das botas ou nas proteções de joelho.

Materiais deformáveis: existem diversos tipos de elemento sintético expandido com uma grande capacidade de absorção de impactos. Geralmente são muito pouco resistentes à abrasão, por isso são colocados internamente e protegidos por materiais para arrastar.

Fibras rígidas e metais: cada vez aplica-se menos. Há algum tempo que está na moda a utilização de fibra de carbono, mas tem se aplicado diversos tipos de plástico rígido. Seu foco é resistir à abrasão e facilitar o deslizamento no asfalto. Para atuar contra impactos é preciso combinar-se com materiais absorventes. Mas atuaçmente o que realmente está na moda são metais como titânio

Kevlar: também coloca-se em zonas que tem de resistir ao desgaste provocado por atrito. Existem muitos tipos com diferentes resistência e elasticidade, dependendo da combinação utilizada de materiais.

Proteções pneumáticas: estão empregando cada vez mais nos produtos de primeira linha. Trata-se de proteções complexas com cavidades cheias de ar capazes de deformar sem chegar a romper-se e com uma grande capacidade de absorção de energia.

Proteções especiais: em alguns produtos são utilizadas proteções especificas, sobretudo para absorção de impactos, como as retículas de alumínio e as peças laminadas.

Nenhum comentário: