Google
Insane Riders Race Team Motogrupo: Equipamentos, Tipos de Tecidos

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Equipamentos, Tipos de Tecidos


Cada peça de vestuário dispõe de vários tipos de material dependendo da função que exercem. Existe um tecido para a parte externa, reforços em determinados lugares, partes elásticas, zonas interiores e forros específicos.

Uma boa roupa tem de combinar todas elas e o mais importante é dispor de materiais de alta qualidade em cada uma das partes.

Couro é um material clássico de roupa de moto, mas faz algum tempo que foi substituído em muitas roupas por sintéticos.

O Couro tem uma boa resistência e aderência, é muito elástico e pode combinar com todo tipo de proteção e barreiras térmicas. Em artigos como macacão e luvas, continua sendo o material de referência.

O habitual é empregar a pele bovina que tem múltiplas qualidades, mas também se utilizam outras como a de canguru, que é um pouco mais elástica e leve.

Tipos de Tecidos:

Náilon: é um conhecido tecido sintético criado a partir do petróleo com boas características, podendo ser impermeável. Hoje em dia, tem sido substituído por materiais similares, mas de características melhoradas em certas áreas.

Cordura: é um material parecido com o náilon mas com uma maior resistência a abrasão, podendo ser utilizado na parte externa. A Cordura é um produto específico de um fabricante, mas existe um grande numero de imitações e de qualidades

Fibras Sintéticas: além das derivadas do náilon, existem inúmeras fibras especiais com maior ou menor rigidez que podem ser empregadas em diversos lugares.

Kevlar: este é outro produto de alta tecnologia que tem como principais características a resistência e a leveza.
É utilizado como reforço externo nas zonas críticas dos equipamentos.

Gore-Tex: como a cordura, tem diversas imitações no mercado. Tratá-se de uma membrana sintética,impermeável que permite a transpiração interna.
Hoje é considerado o melhor tecido.

Wind Stopper: é uma membrana de característica específica. Impede a passagem do vento, porém, permite a saída da umidade

Alumínio térmico: trata-se de uma malha de fios que tem a função de isolar. Não é considerado um tecido, por isso tem de ser colocado entre duas telas-muitas vezes cria-se um forro removível.

Nenhum comentário: